"Covil de covardes e terra de maravilhas"


Faz três anos que possuo este blog na internet, o qual tento atualizar ao menos uma vez por semana, com contos, crônicas, poemas e artigos sobre diversos temas.Durante esse tempo tive um contato muito maior com a internet e passei então a descobrir as maravilhas que essa ferramenta de entretenimento e conhecimento possui. Entretanto, muitos pesam que a internet é um mundo sureal, no qual podemos nos despir de todos os nossos valores reais para interagir com quem e como bem entendermos. E é exatamente ai onde está o problema,não muito diferente do nosso dia-a-dia, a falta de respeito e responsabilidade está presente na internet,mas com a oportunidade de se vestir uma máscara, a do "anonimato".
Já me deparei inúmeras vezes com textos meus e de amigos em comunidades do orkut,em outros blogs com o nome de outras pessoas,assim como casos de pessoas que se passam por outras para denegrir a imagem ou conseguir um momento de fama.São em momentos como esses em que paro para pensar em quão terrível pode ser a internet, me parece então que algumas pessoas ao sentarem em seus computadores e estarem cobertos por sua máscara "barata" esquecem-se que do outro lado existem pessoas reais que como eu e você têm sentimentos. Eu sei que o respeito é algo complicado em qualquer relação e sociedade,mas isso não é desculpa para prejudicar as pessoas com atos impenssados(ou mal pensados).
Acreditei por varias vezes que não se importar,dar de ombros era o melhor remédio, mas nem sempre é assim, às vezes machuca, prejudica, pode ser tão profundo que não tenha volta,não há como acusar, como prender e até mesmo como se defender de verdade.Uma de minhas amigas blogueiras depois de muito "não se importar" teve que fechar seu blog, excluir fotos da internet e deixar de encantar-nos com suas histórias fantásticas.Por que? porque algum engraçadinho se fez passar por ela escrevendo textos maldosos,imorais e hostis para seus leitores, que passaram então a não adimira-la tanto,recostruir a imagem em um momento desses é complicado.
Logo quando criei meu blog, tive receio de perder meus textos, de ser altamente plagiada,de entrar em um caminho que prejudicasse a minha pessoa e a minha tão sonhada carreira.Mas como disse Lya Luft em um de seus artigos para Revista Veja, "Como tantas coisas neste mundo contraditório, a internet é ao mesmo tempo covil de covardes e terra de maravilhas." foi assim, que depois que comecei a escrever, vi que também existem pessoas que sabem respeitar,agir com gentileza e acima de tudo adimirar nosso trabalho, insentivar e acompanhar cada um de nossos passos, além do mais,do que vive um escritor, senão de leitores? É por isso, que prefiro correr os riscos e tratar os mal-educados com educação, pra ver se um dia eles aprendem que é possível conectar-se e simultaneamente agir com respeito.

Título: Lya Luft

ps: Meus queridos, mil desculpas por abandonar vocês por todo esse tempo,é que estive muito ocupada com os estudos, a escola e tantas outras coisas, que foi praticamente impossível postar.Agradeço a todos que visitaram, comentaram e prometo que tentarei postar com mais frequência.Um beijo.

3 comentários:

Unknown disse...

Realmente é lamentável ver ao nível que uma pessoa chega quando está a frente de um computador, sabemos que não são todas, mas há algumas que temos vergonha até de saber que aquilo é um ser humano.
Blogueiros correm riscos sim, mas acho que é isso que temos que enfrentar se quisermos dividir nossos textos com outras pessoas que também escrevem para nós em seus blogs. Uma grande parte das pessoas precisam aprender a usar a internet.
Enfim, gosto bastante do teu blog e entendo-a sobre estar ausente, eu estou a postar textos já escritos a um tempo pois não estou mais conseguindo escrever, o colégio me toma boa parte do meu dia.. mas é isso, beijos.

Jéssica Peres disse...

Uhh.. c ta cm toda razão, esse é um risco que eu tbm corro com minhas músicas por exemplo... qnd eu acabo de fazer quero logo colocar na net, mas entao me lembro q nao tem registro e logo "brooxo"... rsrs.. mas até q minha mae, autêntica bacharel em direito e com titulo da OAB me disse, q a própria postagem de textos, musicas, fts, é um registro internacional, entao se torna mais dificil. Em sites de relação como orkut, twitter, blog, isso fica mais facil de ser plagiado, porém acredito q existem mais pessoas interessadas em sentir o prazer de uma leitura do seu blog pro exemplo, do q pessoas interessadas em denegri-la.
Eu espero que vc ainda fique aki por mts e mts tempos pq gostei desse blog desde qnd vc me mostrou, e agora vou apanhar p aprender tbm... rsrs beijoes minha linda... saudade!

Unknown disse...

Ulli você é nossa escritora predileta... faz um artigo de opinião que eu vou me basear pelo seu.. é serio =] Parabéns!! Sucesso *---*