Enchendo corações...

A influência da mídia nos hábitos alimentares foi o tema da redação do IFBA 2009, quando me deparei com tal tema fiquei surpresa,não sabia se achava fácil demais ou complicado.Nunca tinha parado para pensar realmente se a mídia era capaz de influenciar na nossa alimentação.Parei pra refletir um pouco e pensei em como tudo isso funcionava comigo.Ver a propaganda da Coca-Cola na TV me fazia sentir vontade de beber uma? Ver um outdoor estampando um hambúrguer gigante com fritas e refri me deixava louca? Sim...E acredito que isso acontece com praticamente todo mundo. Pois os meios de comunicação influenciam substancialmente o consumo de alimentos,além do mais a alimentação engloba tanto a necessidade quanto o desejo do indivíduo.
Todos os dias somos bombardeados por
propagandas,nos e-mails, sites,na TV, no carro de som na rua, em muitos e muitos cartazes, e sobre tudo, mas tudo mesmo,inclusive comida.Se formos analisar,de uns tempos para cá os hábitos alimentares da nossa sociedade mudaram muito.São inúmeros os motivos para tal mudança,desde falta de tempo,pois os fast-foods como o nome já diz são muito práticos e rápidos e hoje em dia todo mundo quer isso, até a influência da mídia.
Mas quem são os mais
influenciados? A resposta pra essa pergunta não é muito difícil, nós jovens somos além dos maiores consumidores de fast-foods os mais prejudicados pelos mesmos.Notamos isso no crescente número de crianças e adolescentes vítimas da obesidade, de diabetes,hipertensão e tantas outras doenças provocadas pela falta de uma alimentação balanceada.

Muitas dessas crianças sentiram-se atraídas por alimentos vinculados em comerciais de TV que contêm altos níveis de constituintes não saudáveis,que contribuem para que as mesmas adquiram concepções incorretas sobre uma alimentação saudável.
Faz-se necessária então uma re-educação alimentar em nossa sociedade para que possamos suprir nossos desejos e cuidar da nossa saúde.




Imagem: Aldo Gama/Revista Caros Amigos

Sorte minha ou não,só comer esse tipo de alimento que meu estômago bomba. :/
Bem, não era para o
post ficar tão grande, mas foi irresistível escrever sobre esse tema.

9 comentários:

Chris disse...

odeio propagandas sobre comida, porque no final não é real. Ex: os lanches do Mcdolnats parecem muito mais gostosos e maisores na tv do que ao vivo.

Ulli Uldiery disse...

Verdade :/
Eles sempre nos iludem, a gente vai comer todo animadinho e nem é tudo aquilo que imaginavamos. É o mundo da propaganda, vale tudo para nos conquistar!

Mariana Lopes disse...

odeio propagandas, principalmente as enganosas rs
eu fiz IFRN rs acho que a mesma coisa de IFBA, só muda o estado :)

Unknown disse...

Concordo plenamente com tuas palavras, muito mais quando tu disses que nossos mal hábitos alimentares de hoje serão nossos problemas de saúde do amanhã. :/

Ulli Uldiery disse...

Mari, é sim, só muda o estado mesmo. Rsrs, eu tô cursando o E.M. lá, é bem legal :)
Thaís,infelizmente é verdade, bom seria se essas comidas não fizessem mal e nem engordassem :P, ahh e se não tivesse tanta propaganda !

Júlia Duarte disse...

proganda irrita, propaganda rouba, propaganda ilude. fato.
ótimo texto.
Sobre meu post... é minha vida sim... Quando cito "replay" é q a mesma historia fajuta de amor esta se repetindo, quando falo do contrato, é pq não tem como eu sair desse rolo todo, quando falo sobre os paparazis me refiro as menians bestas que me perseguem e que querem cuidar da minha vida, e quando fala que tudo ta sem cor, sem som, é que ja perdeu a graça, a historia ja esta ME desgastando. Haha, tudo entrelinhas.
Beijo amiga!

Nicole disse...

A propaganda está aí fazendo o papel dela, influenciar, os influenciáveis.
Cabe a nós ou aos país identificar o que é bom ou ruim para cada um de nós.
esse papo de ficar procurando bode espiatório pra tudo as vezes é um saco.
A capacidade de decidir está dentro de cada uma de nós!
beijos amei o blog!

Cleiton Heredia disse...

Excelente postagem! Parabéns!

Os quadrinhos no final ilustrou perfeitamente o que você escreveu.

Um abraço.

Vide Bula: Notas, Versos & Pensamento (Renan Wangler) disse...

Ralmenteé um problema mundial, mais existem outros... esses mesmos que fazem probaganda e vendem um lanche a 10 reais podia lutar pra alimentar os famintos e melhorar u pouco o mundo... legal sua atenção a esse ponto...